Quantos questionamentos surgem acerca de um assunto tão importante como o diabetes, não é mesmo?
É fato que a dieta é parte fundamental no controle do diabetes, mas é necessário estar atento para não cair em armadilhas e colocar a saúde em risco. Informação é o principal meio para desmistificar dietas e alimentos ditos milagrosos, entre outras fake news existentes.
Destacamos aqui alguns mitos e verdades sobre o diabetes, confira:
Diabetes não é uma doença séria.
Mito. Quando não é controlado, o diabetes pode trazer sérias complicações à saúde, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cegueira, amputação dos membros inferiores, entre outras. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as condições associadas ao diabetes provocam mais mortes do que o câncer de mama e a AIDS juntas. Portanto, é extremamente necessário controlar os níveis de glicose no sangue e realizar o acompanhamento médico regular.
Diabetes é uma doença silenciosa.
Verdade. O diabetes tipo 2, que corresponde a 95% dos casos da doença, evolui de forma silenciosa e, por esse motivo, os sintomas vão surgindo gradualmente, o que pode dificultar o diagnóstico.
Pessoas com diabetes não podem consumir frutas.
Mito. Apesar de ricas em carboidratos, são alternativas saudáveis e podem ser consumidas em porções controladas. Prefira as mais fibrosas, como maçã, pêra, limão e laranja. As com alto índice de gordura, como o abacate, também terão menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido lentamente.
Importante lembrar que frutas contêm açúcar, a frutose, e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o descontrole glicêmico. Por isso, recomenda-se o máximo de quatro porções diárias.
Chá ajuda a controlar o diabetes.
Verdade. Chás, assim como o café e a canela, possuem propriedades antioxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia, porém não há estudos científicos de alto nível que evidenciem e garantam a eficácia de chás e plantas medicinais. Em geral, o chá faz bem para a saúde e podem ser incluídos na dieta – contudo, apesar de diminuir fatores que agravam o diabetes, não têm efeitos curativos.
Somente pessoas acima do peso desenvolvem diabetes.
Mito. O diabetes tipo 2 tende a ser mais comum em pessoas que estão acima do peso. Entretanto, isso não é uma regra. Pessoas magras com hábitos inadequados, como alimentação ruim e sedentarismo, também podem desenvolver a doença.
Diabéticos podem substituir o açúcar comum por adoçante.
Verdade. Os adoçantes naturais foram feitos exatamente para os diabéticos ou para quem precisa restringir calorias. Exemplos de bons adoçantes: stevia, eritritol e xilitol.
Clique aqui e saiba mais sobre os nossos adoçantes naturais!